30 de novembro de 2008

Malnutrição no idoso

As alterações metabólicas e fisiológicas associadas ao processo de envelhecimento tornam os idosos mais susceptíveis às deficiências nutricionais. Segundo a OMS a malnutrição protéico-energética é um problema grave nesta faixa etária que tende a ingerir uma menor quantidade de alimentos, correndo o risco de desenvolver anorexia do envelhecimento.

"Quando envelhecemos modificamos muito dos nossos hábitos .Um desses hábitos que se perde muitas vezes é o de tomarmos refeições quentes e elaboradas. Se perdemos hábitos de preparar as refeições ou se nos preocuparmos pouco com o seu conteúdo, também o nosso organismo ao envelhecer se altera comprometendo a eficácia do que se come.
Os movimentos intestinais são mais lentos, o esvaziamento gástrico e intestinal atrasa-se, assim os alimentos podem ficar mais tempo no estômago e frequentemente surge a "prisão de ventre".O suco gástrico é menos ácido, os fermentos digestivos mais escassos, a absorção de algumas vitaminas é menos fácil.
A malnutrição é por estas razões fácil de ocorrer no envelhecimento."
Prof. Gorjão Clara (Responsável pela Unidade Geriátrica da Cadeira de MedicinaII da Faculdade de ciências Médicas da U.N.L. e Membro da European Union Geriatric Medicine Society)

A pensar nisto, o Lar São Mateus, reúne esforços no sentido de minorar a expressão da malnutrição e suas complicações nesta faixa etária. Através da orientação aos funcionários neste âmbito, oferecemos uma alimentação bem cuidada com hidratação rigorosa, para que nossos utentes estejam sempre saudáveis.

Sem comentários: