18 de novembro de 2010

INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS (ILPI)

São estabelecimentos para atendimento integral institucional, cujo público alvo são as pessoas de 60 anos e mais, dependentes ou independentes, que não dispõem de condições para permanecer com a família ou em seu domicílio.
Essas instituições, conhecidas por denominações diversas abrigo, asilo, lares, casa de repouso, clínica geriátrica e ancianato devem proporcionar serviços na área social, médica, de psicologia, de enfermagem, fisioterapia, terapia ocupacional, odontologia, e em outras áreas, conforme necessidades desse segmento etário (SBGG-SP).
O aumento de idosos dependentes e com necessidades especiais, torna complexo o seu atendimento nas ILPs, pois não basta proporcionar-lhes abrigo, alimentação, recreação e encaminhamento para cuidados médico-hospitalares, quando necessários. Por isso, não se pode pensar apenas num programa de assistência social. Não podem faltar dieta adequada, os cuidados diários de enfermagem e todos os programas que promovam e mantenham a autonomia do idoso, além da criação de um ambiente adequado e seguro para o idoso dependente.
Temos defendido que a ILP é uma moradia, mas uma moradia especializada. Por isso, achamos apropriado o emprego da expressão, que se encontra na literatura internacional: serviço de natureza híbrida ou mista, médico-social, onde se conjugam os serviços de assistência social e de assistência à saúde.
É um atendimento que exige uma equipe multi-profissional e com preparo básico em Gerontologia. (Tomiko Born – gerontóloga)

Fonte: Site Cuidar de Idosos (31/ 05/ 2008) Márcio Borges (Geriatra)

1 comentário:

CUIDAR DE IDOSOS disse...

Belíssimo trabalho de vocês do Lar São Mateus. Parabéns!
Ficamos felizes pela publicação de nosso artigo. Sempre que quiserem, nosso site está às ordens.
Abraços para toda a equipe.
Dr. Márcio Borges
geriatra e editor de conteúdo
www.cuidardeidosos.com.br