16 de novembro de 2011

DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÓNICA (DPOC)

Mais de 5% dos Portugueses sofrem de Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica. Progressiva e irreversível, ataca os pulmões, a sua origem está normalmente associada a uma resposta inflamatória dos pulmões à inalação de partículas ou gases nocivos.
A DPOC está normalmente associada aos hábitos tabágicos. A doença progride com a idade, levando a incapacidade e morte prematura.
A Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) e a Fundação Portuguesa do Pulmão (FPP) assinalam o Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), a 16 de Novembro, com uma campanha surpresa de sensibilização que tem por mote “Dê a voz pela DPOC”.


A acção de sensibilização terá lugar na estação de Metro do Oriente, em Lisboa, entre as 8h30-10h30, as 13h00-14h30 e as 18h00-20h00. As acções prometem surpreender quem estiver por este espaço.


A DPOC é uma doença crónica, sem cura, que reduz as capacidades respiratórias, limitando gradualmente a resistência e os movimentos. O diagnóstico precoce da DPOC é fundamental, sendo a espirometria um exame que a detecta mesmo antes de existirem sinais visíveis da doença.
O tratamento consta-se além de se evitarem os factores de risco conhecidos como a abstenção tabágica, há tratamentos farmacológicos para a DPOC e seus sintomas mais vulgares.
Actualmente, apenas uma pequena parcela da população procura tratamento. Quando não tratada, a DPOC pode levar a quadros irreversíveis que acabam por afectar seriamente a qualidade de vida do doente.



Estima-se que a DPOC se torne a terceira principal causa de morte em 2020.



Sem comentários: