13 de outubro de 2008

Do blogue para o papel aos 92 anos

João Silva tem 92 anos e é o mais velho bloguer português. As histórias que deixa na Internet desde 2005 saltaram para as páginas do livro "Rocha Chenaider", onde conta as memórias de uma vida a resistir ao fascismo, à prisão política, ao patronato e... à infoexclusão.

João Silva pode orgulhar-se, aos 92 anos, de dizer que teve uma vida rica. Trabalhou como operador de câmara no cinema português, fez documentários em África, foi repórter fotográfico da CGTP e pelo meio de tudo isto ainda resistiu ao fascismo.

Um dia quis deixar as memórias guardadas e em vez do papel escolheu a Internet para contar as histórias de vida num blogue. Nascia assim, em 2005, o Rocha Chenaider que está agora editado num livro com o mesmo nome.

O nome pode parecer estranho, mas não é mais do que uma continuação das histórias do que ouvia do pai, que um dia conduziu um camião da marca Rocha Chenaider, que envolvia em todas as memórias que contava aos mais pequenos.

O livro, agora editado com o apoio da CGTP, foi lançado no Centro Cultural de Belém e contou com a presença, entre outros, do secretário-geral da central sindical, Carvalho da Silva, ds amigos, da família e do neto, Martim Silva, editor de sociedade do Expresso, que esteve ao lado de João Silva na apresentação do livro

Visite o blog: http://blogdarochet-schneider.blogspot.com

Sem comentários: